quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Unidos de Jacarezinho desfila na Sapucaí com enredo sobre Jamelão

 

Escola foi a primeira na nova Série A, nesta sexta-feira (8).
Famoso intérprete da Mangueira completaria 100 anos em 2013.

Para homenagear uma das mais emblemáticas figuras da Estação Primeira de Mangueira, a Unidos de Jacarezinho levou para a Sapucaí enredo sobre Jamelão (1913-2008). O ano de 2013 marca o centenário do cantor, celebrado com o enredo “Puxador, não. Intérprete!”, do carnavalesco estreante Marcus Ferreira. Primeira da nova Série A, no Sambódromo do Rio, a escola começou o desfile às 21h10 desta sexta-feira e terminou às 22h.
mais da unidos do jacarezinho

A agremiação, que tem como madrinha a Mangueira, levou para a Sapucaí 2.300 componentes divididos em 20 alas. A escola completou seu desfile em tempo, mas enfrentou problemas durante o percurso. De acordo com informações de uma integrante da diretoria da Unidos do Jacarezinho, que preferiu não se identificar, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira não quis desfilar. As fantasias de Pedro Gabriel e Raessa Alves não ficaram prontas a tempo.
Com 16 minutos de desfile, o áudio do Sambódromo falhou e interrompeu por alguns segundos o samba da escola. A escola não deve ser penalizada: o problema foi no sistema de som da Sapucaí. Assim que a escola entrou no Sambódromo, o presidente José Roberto Hilário da Silva disse: "Fizemos o que foi possível". A escola enfrenta problemas financeiros. Detalhes de carros alegóricos não ficaram prontos, assim como certas fantasias.

 A Unidos do Jacarezinho se apresentou com quatro carros alegóricos e três tripés. A Comissão de Frente lembrou de momentos marcantes na carreira de Jamelão, representado por Renato Baiano. A bateria Nervos de Aço, regida pelo mestre Ricardinho, teve como rainha Gracyanne Barbosa.
O portelense Monarco trocou o terno azul e branco por um das cores verde e rosa em sua participação no desfile. O samba foi interpretado por Ailton Santos, que desde 2006 defende os hinos da Unidos do Jacarezinho. O pavilhão da escola verde-rosa-e-branco foi apresentado pelo casal de mestre-sala Pedro Gabriel e porta-bandeira Raessa Alves.
A viagem pela trajetória musical do artista abordou desde os tempos de cantor de boleros nos programas de auditórios nas rádios, passando pelo samba até a sua consagração na Mangueira, onde cantou diversos sambas e composições inesquecíveis e campeãs.
A Unidos do Jacarezinho nasceu em 1946, de três escolas e um bloco da comunidade. No carnaval de 2012, a escola foi campeã do Grupo de Acesso C, Com a criação da Série A – que juntou os grupos A e B – a agremiação volta a desfilar na Marquês de Sapucaí.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Fantasias do Jacarezinho já estão à venda




Os foliões já podem se animar para desfilar na Unidos do Jacarezinho. O enredo que homenageia o baluarte Jamelão já conta com seus ateliês a todo vapor na reprodução das fantasias.
As inscrições para as fantasias das alas de comunidade são feitas na quadra da escola – que fica na Avenida Dom Helder Câmara, 2.233, no Jacaré – às quartas e domingos, a partir das 20h. Os interessados devem procurar os presidentes de alas para fazer a ficha e irão pagar apenas uma taxa de R$50.
Já as alas comerciais e as composições de carros alegóricos são adquiridas no barracão do Jacarezinho, localizado na Rua Francisco Souza, 85, no Centro (atrás do edifício “Balança, Mas não Cai”, no antigo galpão de ensaios da Mangueira), de segunda à sexta-feira, em horário comercial. Os desfilantes deverão procurar diretamente o carnavalesco Marcus Ferreira ou Regina Passaes, integrante da comissão de carnaval. Os preços são variados.
Ensaios com casa cheia
Os ensaios da Unidos do Jacarezinho têm tido uma participação cada vez maior do público. Às quartas-feiras, a partir das 20h, a escola realiza as atividades com a presença de toda a comunidade. Já aos domingos a programação começa mais cedo. Às 16h, a quadra é aberta ao público para o Pagosamba do Viva Jorge com o Grupo Precisão e convidados até as 20h, quando começa o verdadeiro Show da Família Tricolor Suburbana. A entrada em ambos os ensaios é gratuita.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Jacarezinho

Jacarezinho canta Jamelão e desfila no embalo da paz



Com a quadra cheia, iremos se manter na elite


  O Carnaval deste ano será inovador para uma escola tradicional do Rio de Janeiro: a Unidos do Jacarezinho. Alçada à Série A com a criação da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj), a agremiação voltará à Sapucaí em clima de festa e de paz. Com a ocupação da comunidade pelas forças de segurança, em outubro passado, os ensaios estão cada vez mais cheios, dando vida nova à escola.
Presidente da escola, José Roberto da Silva cobra incentivo público e conta que não só moradores vão aos ensaios, mas visitantes também | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Presidente da escola, José Roberto da Silva cobra incentivo público e conta que não só moradores vão aos ensaios, mas visitantes também | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
“A comunidade nunca deixou de frequentar a quadra, mas os visitantes não tinham coragem. Agora temos mais gente, mais exposição na mídia. Falta o incentivo público prometido. As escolas de samba são um polo de cultura e emprego. Falta a contrapartida, mas melhorou bem”, conta o presidente José Roberto da Silva, há 13 anos no cargo.
Para comemorar o retorno à Sapucaí, após desfilar na Intendente Magalhães no ano passado, a escola apostou num trunfo que espera trazer sorte à escola: o enredo sobre o centenário do falecido mestre Jamelão, da Mangueira.
“A gente volta à Sapucaí para nunca mais sair. Ganhamos o Grupo C no ano passado falando do Nelson Sargento e agora faremos mais um grande Carnaval sobre o Mestre Jamelão”, aposta o presidente José Roberto.
A Jacarezinho surgiu em 1967 da fusão de Unidos do Morro Azul e Unidos do Jacaré com o bloco Não Tem Mosquito. Histórias foram contadas no livro ‘Marcados para Viver — a luta de 5 escolas’, do jornalista João Pimentel.
“A Unidos do Jacarezinho gira em torno do Monarco, grande baluarte da Portela, que foi à comunidade no dia da fundação da escola, compôs um samba na hora e ganhou o Carnaval de 1967, no terceiro grupo. Fez sambas lindíssimos lá”, lembra Pimentel.
Foto:
 
Segundo amor de mestre Monarco
Fundador, compositor, cantor, carnavalesco e presidente. Na Unidos do Jacarezinho, Monarco já foi de tudo. E hoje conta como começou esse caso de amor com a escola.
“Eu andava meio chateado com algumas coisas que estavam acontecendo lá em Madureira (Portela), e o falecido Norato me levou para o Jacarezinho. Me deram o enredo (Frei Caneca) e eu adorei. Frei Caneca tem história semelhante à de Tiradentes. Fiz o samba e ganhamos o Carnaval no terceiro grupo. A Beija-Flor ficou em segundo. Olha como são as coisas”, brincou.
A relação de Monarco com o Jacarezinho acabou extrapolando os limites da quadra. “Casei com a falecida Gilda e fui morar lá. Ah, e este ano vou desfilar. Anota aí”. Anotado, mestre.

Unidos do Jacarezinho retoma ensaios neste domingo



Após o período de festas de fim de ano, a Unidos do Jacarezinho começa o ano de 2013 com muito samba na sua quadra. A partir deste domingo, 06, às 17h a escola retoma seus ensaios com toda a comunidade.

O samba começa cedo com o Grupo Precisão tocando pagode. Já a partir das 20h, a Bateria Show Mil de Mestre Ricardinho dá o tom do carnaval, com passistas, intérpretes, baianas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, velha-guarda e todos os demais segmentos da escola.

Às quartas-feiras o Jacarezinho realiza o seu ensaio técnico de canto e evolução dentro da quadra, também a partir das 20h. Na ocasião, também é possível se inscrever para desfilar nas alas de comunidade da agremiação. Ambos os ensaios tem entrada franca.
 

Gracyanne Barbosa é coroada madrinha de bateria da Unidos do Jacarezinho



 -  Exibindo sua já conhecida boa forma, Gracyanne Barbosa foi coroada madrinha de bateria da Unidos do Jacarezinho na noite deste sábado. Ela foi à quadra da agremiação acompanhada do marido, Belo, que fez show durante a noite. Gracy usava um vestido rosa curto e decotado, que acabou deixando sua calcinha à mostra. A morena também é rainha da Mangueira.
Foto: Ag. News
Foto: Ag. News
Foto: Ag. News
Foto: Ag. News
Foto: Ag. News
Foto: Ag. News
Foto: Ag. News
Foto: Ag. News

Unidos do Jacarezinho coroa Gracyanne como madrinha de bateria



A Unidos do Jacarezinho vai coroar Gracyanne Barbosa como madrinha de bateria no próximo sábado, dia 22 de dezembro.
A morena, que também é rainha de bateria da Mangueira, vai desfilar com a escola em 2013, quando vai homenagear o saudoso intérprete Jamelão.
O evento vai contar com show de todos os segmentos da agremiação, além da apresentação do cantor Belo, Balacobaco, Johnny e Érica, Nosso Estilo e os DJs Glauber, Jonathan e Marquinhos. A bateria "Surdo Um" também fará um show para os foliões presentes.
Local: Quadra da Unidos do Jacarezinho
Data: sábado, 22 de dezembro
Horário: a partir das 22h
Entrada: R$20